Educação Montessori
A História de Montessori
O método de educação Montessori foi fundado pela Dra. Maria Montessori, médica e educadora italiana, no início do século XX. Foi a primeira mulher em Itália a receber um diploma de medicina e o seu trabalho pioneiro no desenvolvimento e na educação infantis teve um impacto prolongado em todo o mundo. A abordagem Montessori era revolucionária. Ela enfatizou a aprendizagem centrada na criança, as atividades práticas e o desenvolvimento da independência e da autodisciplina. A sua filosofia baseia-se na crença de que as crianças aprendem melhor num ambiente orientado e preparado, que estimula a exploração e a criatividade.
A Biografia detalhada de Maria Montessori here.
A educação Montessori tem sido implementada em diversos locais em todo o mundo e é extremamente adaptável a vários contextos geográficos, culturais e linguísticos. Estimativas recentes indicam que existem mais de 15.000 escolas Montessori em todo o mundo. A educação Montessori está a ganhar terreno em Portugal, com cerca de uma dezena de escolas a funcionar em todo o país.
As Diferenças entre Montessori e a Escola Tradicional
Um ambiente Montessori é acolhedor e parece mais uma casa do que um ambiente escolar tradicional. Em vez de filas de secretárias ou de um professor a falar em frente da turma, verá crianças a participar alegremente em atividades, de forma independente ou em pequenos grupos.
Aprendizagem Ativa vs. Aprendizagem Passiva: Montessori é uma abordagem auto guiada e prática da aprendizagem.
Individual Learning vs. Set Curriculum: O método Montessori permite que as crianças aprendam ao seu próprio ritmo com base nos seus interesses, ao contrário dos métodos tradicionais nos quais as aulas são padronizadas para todos os alunos.
Validação Interna vs. Validação Externa: Os alunos Montessori experienciam satisfação interna ao dominarem as competências em vez de dependerem de recompensas externas (notas).
O Ambiente Físico: As salas de aula Montessori são flexíveis, muitas vezes chamadas “laboratórios”, desenhadas para inspirar a exploração e adaptarem-se a novos materiais ou assuntos. As salas de aula tradicionais tendem a permanecer fixas.
“Beneficiei da educação Montessori, o que de certa forma dá aos alunos muito mais liberdade para fazerem coisas ao seu próprio ritmo, para descobrirem… Parte dos créditos pela vontade de perseguires os teus próprios interesses pode ser atribuída à educação Montessori”
Larry Page e Sergey Brin, Montessori alumni e fundadores da Google
Como Funciona
As crianças têm aulas individuais com o Guia sobre a utilização dos materiais e depois exploram-nos de forma independente. Os materiais são auto corretivos e os colegas ajudam-se frequentemente uns aos outros. Isto promove a aprendizagem iterativa e a concentração, levando à satisfação e à confiança, ao mesmo tempo que promove a coesão social.
Uma característica fundamental do método Montessori é uma sessão de “trabalho” ininterrupta, permitindo que as crianças se concentrem profundamente nas tarefas sem interrupções. Este bloco de tempo reforça a concentração natural e o envolvimento com uma variedade de tarefas.
As crianças têm flexibilidade na escolha de atividades e podem trabalhar sozinhas ou em colaboração, orientadas por regras de sala de aula claras denominadas: Liberdade dentro de Limites.
O que os Pais Dizem sobre Montessori
Os pais reconhecem a educação Montessori pela sua ênfase na independência, na criatividade e no pensamento crítico. Valorizam a capacidade dos seus filhos aprenderem ao seu próprio ritmo e num ambiente estimulante. Muitos observam que os seus filhos desenvolvem fortes capacidades de resolução de problemas, um gosto genuíno pela aprendizagem e melhores competências sociais. As atividades práticas e as aplicações ao mundo real permitem que as crianças compreendam conceitos complexos ao mesmo tempo que promovem a responsabilidade e a confiança.