Programa 1.º Ciclo dos 6 aos 9 anos

Quem é o aluno dos 6 aos 9 anos?

  • Um explorador do ambiente com uma curiosidade insaciável!
  • Uma mente que está a começar a mudar do “fazer” físico concreto para uma experiência “mental” gradualmente mais abstrata.
  • Um ser maravilhoso que procura compreender quem é e onde se enquadra no mundo, começando na sala de aula, na família e depois na sociedade em geral.
  • Uma pessoa com grandes questões sobre o mundo e o universo.

O programa Ensino Básico: 1.º Ciclo visa desenvolver alunos independentes, criativos e automotivados, que aprendem a ser pensadores críticos, em vez de ouvirem o que pensar.

“Ao facilitar as ferramentas e os recursos necessários para que uma criança explore conceitos de forma independente, libertamo-la da dependência do adulto como fornecedor de informação.”

Maria Montessori

A Sala de Aula Montessori: um Ambiente Preparado   

O ambiente da nossa sala de aula parecerá mais um lar do que uma escola para o seu filho. Não verá cadeiras nem o professor estará em frente da sala a dar uma aula para toda a turma. Em vez disso, verá crianças a trabalhar alegremente e individualmente ou em pequenos grupos, em mesas ou no chão, perto de pequenos tapetes que definem o seu próprio espaço.

Na sala de aula preparada, as crianças trabalham com materiais manipuláveis especialmente concebidos que convidam à exploração e envolvem os sentidos no processo de aprendizagem.

Todas as atividades de aprendizagem apoiam as crianças na escolha de tarefas relevantes e desafiantes de acordo com os seus próprios interesse e nível de competências. Este envolvimento direcionado às crianças fortalece a motivação, reforça a atenção e estimula a responsabilidade.

Os blocos ininterruptos de horário de trabalho permitem que as crianças trabalhem ao seu próprio ritmo e mergulhem totalmente numa atividade sem interrupções. O ciclo de trabalho do seu filho envolve selecionar uma atividade, realizá-la enquanto esta for interessante, limpar o material, devolvê-lo à prateleira e escolher outra tarefa. Este ciclo respeita as variações individuais no processo de aprendizagem e permite o desenvolvimento da coordenação, da concentração, da independência e do sentido de ordem, ao mesmo tempo que facilita a assimilação de informação pelo seu filho.

Como o seu filho vai aprender?

Os nossos professores especializados observam cuidadosamente as crianças no ambiente, identificando os seus interesses e as suas competências e desenvolvendo planos de aprendizagem personalizados adaptados às necessidades de cada criança. Orientam a aprendizagem, introduzindo novas lições e novos níveis de dificuldade conforme seja apropriado. O Guia (professor) dá o incentivo, o tempo e as ferramentas necessários para permitir que as curiosidades naturais das crianças direcionem a aprendizagem e proporcionam-lhes opções que as ajudem a aprender, a crescer e a serem bem sucedidas.

Depois de participar numa demonstração do material pelo Guia, a criança tem a liberdade de escolher atividades e trabalhar sozinha ou com um colega pelo tempo que desejar. Como geralmente existe apenas um exemplar de cada material, o seu filho irá desenvolver paciência e autocontrolo enquanto espera que o material fique disponível.

Cada currículo de um Programa Montessori tem um intervalo de 3 anos. Uma vez que o professor orienta o seu filho na aprendizagem ao seu próprio ritmo, o plano de aprendizagem individualizado dele pode ultrapassar os conceitos que seriam ensinados num ambiente de sala de aula onde todas as crianças aprendem o mesmo conceito ao mesmo tempo.

À medida que as crianças avançam, desenvolvem a capacidade de concentração e de tomada de decisões, assim como o desenvolvimento do autocontrolo, da cortesia e de um sentido de responsabilidade comunitária. Nas escolas Montessori, o crescimento académico é visto como apenas uma parte do desenvolvimento saudável das crianças. O método estimula o seu crescimento social, emocional e físico, garantindo que estão, como referiu a Dra. Maria Montessori, “a percorrer sempre os caminhos da alegria e do amor”.

O nosso Currículo   

Começamos por dentro, com a aprendizagem social e emocional. Acolhemos as áreas esperadas, começando pelas competências práticas, bem como pela língua, pela matemática, pela cultura e pela arte. Acolhemos a nossa região, explorando tudo o que a zona de Óbidos tem para oferecer: natureza e programação cultural. Interagimos com a comunidade, tornando-nos cidadãos globais. 

  • Aprendizagem Social e Emocional
  • Línguas (Inglês e Português)
  • Matemática e Geometria
  • Estudos Culturais: Geografia e História
  • Biologia e Ciências Físicas
  • Competências Práticas
  • Arte
  • Dias de Exploração (um dia por semana)
  • Envolvimento Comunitário

A nossa primeira sala de aula será inaugurada em setembro de 2024. Contacte-nos hoje para mais informações e para reservar o lugar do seu filho.

pt_PTPortuguês